quinta-feira, 5 de junho de 2008

3º Dia do Cerco de Jericó – Combate espiritual contra os espíritos maus

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva serpente chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos”. (Ap. 12, 7ss).

Deus criou os anjos num alto estado de perfeição natural e, além disso, os elevou à ordem sobrenatural. É de fé que todos os espíritos angélicos foram criados bons!

A sagrada Escritura, com efeito, chama-os “filhos de Deus“ (Jô 38,7), ”santos” (Dan. 8,13) ”anjos de luz”(2 Cor 11,14). Entretanto os próprios livros Sagrados se referem a “espíritos imundos” (Lc. 8,29); “espíritos malignos “(Ef 6,12)” espíritos piores” (Lc 11,26); e outras expressões análogas. Isto indica que certos anjos tornaram-se maus, tiveram sua vontade pervertida. Em suma: pecaram.

O próprio Jesus dá testemunho dessa queda: ”Eu via satanás cair do céu como um relâmpago“ (Luc 10,18). O Demônio foi “homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade”( Jo 8,44)

O demônio nos ares

A doutrina de que os demônios vagueiam pelos ares para tentar os homens é claramente afirmada por São Paulo na Epístola aos Efésios: ”O príncipe que exerce o poder sobre este ar... os dominadores desde mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelos ares”. ( Ef 2,2; 6,12). E é confirmada pela Igreja, por exemplo, a oração a São Miguel Arcanjo, que o Papa leão XIII compôs e mandou recitar ao fim da missa, na qual invoca o Príncipe da milícia celeste, para que – pelo divino poder – precipite no inferno a Satanás e aos espíritos que andam pelo mundo para perder as almas.

A “hierarquia” entre os demônios.

Entre os demônios existe uma “hierarquia “,que decorre do fato de ,sendo anjos,uns terem a natureza mais perfeita do que outros.Por isso se diz que Satanás é o príncipe,o chefe dos demônios Não que existe entre eles uma submissão por amor ou respeito,como na verdadeira hierarquia;os demônios se odeiam mutuamente e só se unem circunstancialmente para atormentar os homens.

Os nomes dos demônios.

Os Judeus não tinham uma palavra específica para indicar os espíritos malignos; a designação geral de demônio para os anjos decaídos vem da versão grega do antigo testamento. A palavra daimon, entre gregos,designava os seres com forças sobre-humanas ,especialmente os maléficos.A palavra hebraica sâtân significa adversário, acusador: Satanás, o chefe dos demônios,é também conhecido nas escrituras como Diabo (do grego diávolos), que quer dizer caluniador. Na sagrada Escritura aparecem os nomes de vários demônios

Azael: demônio que habita o deserto (lev 16,8-10,26);
Asmodeu: que matou os sete maridos de Sara (Tob 3,8);
Belzebu: cuja a significação parece ser “deus do esterco”nome com que os rabinos indicaram os sacrifício oferecidos aos ídolos) é apresentados como sinônimos para Satanás ou príncipe dos demônios (Mt. 12,14 e Mc 3,22-26);
Lúcifer: foi a palavra escolhida na vulgata para traduzir o latim a expressão “astro brilhante”ou “estrela brilhante”,da profecia de Isaias (14,12),que costuma ser interpretada como uma referência à queda do Demônio; em geral esse apelativo é utilizado igualmente como sinônimo de Satanás.

ORAÇÕES PARA O TERCEIRO DIA
ORAÇÃO DE RENUNCIA DO PADRE SCHUSTER


0 comentários:

Postar um comentário